
O que é importante saber sobre Avaliação Psicossocial?
A Avaliação Psicossocial se tornou uma exigência do Ministério do Trabalho para trabalhadores expostos à riscos no ambiente de trabalho e que atendem à 1 ou mais NRs (Normas Regulamentadoras).
Esse tipo de exame deve ser realizado em Profissionais que precisam exercer atividades que requerem habilidades específicas alinhadas as práticas de Saúde, Segurança e Meio Ambiente.
A Avaliação Psicossocial é um procedimento que visa avaliar – no sentido de analisar, compreender, esclarecer – a dinâmica dos processos psicológicos representativos de um indivíduo visando a investigação de traços de personalidade, habilidades e competências profissionais em atividades como:
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- Trabalho com Eletricidade – NR 10
- Trabalho com Líquidos Combustíveis e Inflamáveis – NR 20
- Trabalho em Espaço Confinado – NR 33
- Trabalho em Construção Naval – NR 34
- Trabalho em Altura – NR 35
- Trabalho com Operação de Máquinas e Equipamentos Móveis – NR 12
- Para profissionais envolvidos em Atividades Adversas ou que necessitem de Aptidões Específicas.
Objetivo:
O objetivo dessa avaliação é mapear o perfil psicológico do colaborador e analisar as condições de exposição ao risco, com o intuito de prevenir acidente e preservar a vida. Ou seja, detectar se a pessoa possui suporte psicológico adequado para o enfrentamento das condições estressoras a que se submete, sem o risco de perda do seu autocontrole.
É fundamental que a pessoa esteja em condições psicológicas que permitam seu desempenho em um ambiente desfavorável, garantindo a manutenção do autocontrole diante de situações inusitadas e/ou de risco.
Dentre os objetivos da avaliação estão:
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- Identificação e mapeamento dos riscos da função.
- Análise das condições de exposição ao risco.
- Análise de perfil comportamental e atitudinal.
- Avaliação e devolução de resultados.
Foco:
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- Detectar se a pessoa possui suporte psicológico adequado para o enfrentamento das condições estressoras a que se submete, sem o risco de perda do seu autocontrole.
A realização das Avaliações Psicossociais com caráter admissional e, posteriormente com periodicidade anual e em casos de envolvimento em acidentes, visa eliminar a possibilidade de incidentes provocados por um estado psicológico inadequado, verificando aspectos que possam interferir na segurança do trabalhador, portanto é importante a empresa orientar e encaminhar o colaborador para esse procedimento.
- Essas avaliações, buscam um comportamento seguro e se dá através de:
- Segurança;
- Treinamento;
- Prevenção de Risco;
- Preservação da vida.
Risco Psicossocial:
O que é esse RISCO PSICOSSOCIAL?
É tudo que influencia na saúde mental do trabalhador provocada pelas tensões da vida diária, pressão de trabalho e outros fatores adversos.
Principais Riscos Psicossociais:
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- Riscos de Natureza Ocupacional – Relacionados à Empresa/ Trabalhador
- Riscos de Natureza Social – Desenvolvimento Infantil/ Familiar/ Social
- Riscos de Natureza Psíquica – Personalidade/ Transtornos Mentais
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O que leva a pessoa a adotar um comportamento de risco?
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- Auto Confiança;
- Ausência do medo;
- Irresponsabilidade.
Comportamento de risco aliado a riscos psicossociais podem originar “Doenças Psicossociais”, segue algumas abaixo:
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- Alcoolismo;
- Dependência Química;
- Síndrome do Pânico;
- T O C;
- Fobias;
- Transtorno de Ansiedade;
- Doenças Psiquiátricas diversas.
É preciso que os colaboradores que desempenham atividades especiais estejam preparados e habilitados para tal atividade específica, e fechem as PORTAS PARA O ACIDENTE.
Veja abaixo algumas formas de como fechar as portas para acidentes:
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- Nunca trabalhar com PRESSA, e nem ignorar ou se esquecer passos importantes de um procedimento seguro;
- Nunca IMPROVISAR, não fazer uso de métodos, ferramentas, procedimentos incompletos, inadequados e certamente inseguros;
- Não fazer uso de EXCEÇÕES, evitando assim, que seja desabilitado procedimentos seguros;
- Nunca PRESUMIR que algo já foi feito sem antes verificar ou confirmar anteriormente;
- Evitar o PRINCÍPIO DA AUTO-CONFIANÇA, pois o erro pelo excesso de confiança pode causar acidentes e/ou mortes.
SE NÃO SE PERCEBE O RISCO…O ACIDENTE FATALMENTE ACONTECE!
RECOMENDAÇÃO
A Avaliação Psicossocial possibilita à empresa adotar medidas preventivas em relação à saúde mental dos trabalhadores, auxiliando na diminuição dos riscos de acidentes de trabalho, na redução dos índices de absenteísmo e afastamentos por transtornos mentais (fatores que têm impacto no FAP).
REFLEXÃO: NADA PODE REVIVER UM HOMEM, MAS AÇÕES DE SEGURANÇA PODEM MANTÊ-LO VIVO!!!
Wanyer Ferreira Dias
Psicológa da Perfil Gestão Ocupacional