
osde O Engenheiro de Segurança do Trabalho – profissional com formação superior – é responsável pelas questões burocráticas do departamento e por usar de seus conhecimentos técnicos e estratégicos para melhorar o ambiente de trabalho, já o Técnico de Segurança do Trabalho, cuja escolaridade é de ensino médio, é encarregado de pôr em prática as orientações vindas do engenheiro. Segurança no Trabalho é um conjunto de normas e legislações que buscam assegurar a saúde e a segurança física do trabalhador. Essas normas podem ser médicas, educacionais, administrativas, técnicas e comportamentais. Têm como principal objetivo promover a qualidade de vida dos colaboradores enquanto estão em atividade. Para que isso ocorra, algumas medidas específicas são tomadas, como: Sabemos dos diversos riscos e perigos que muitas vezes o ambiente de trabalho pode ocasionar aos trabalhadores. A radiação, contato com agentes biológicos, eletricidade, máquinas e equipamentos, incêndios, armazenamento e transporte de materiais, manuseio de produtos perigosos e ferramentas manuais são alguns exemplos de perigos enfrentados pelos trabalhadores. A Segurança do Trabalho vem justamente para ajudar a proporcionar ao trabalhador e empresa um ambiente sem riscos e perigos! É o responsável pela proteção dos trabalhadores e têm o compromisso de conscientizar a prática da segurança do trabalho e do uso dos EPIs adequados. A informação, conhecimento e conscientização têm como resultado, a prevenção de acidentes! As principais funções que um Técnico em Segurança do Trabalho deve desempenhar são: Mas fique atento para um detalhe: mesmo um Engenheiro de Segurança do Trabalho podendo realizar as funções de um Técnico em Segurança do Trabalho, o Técnico não pode seguir o caminho reverso. Um Engenheiro de Segurança do Trabalho não poderá substituir o Técnico de Segurança do Trabalho no SESMT de determinada empresa, pois eles executam funções só podem ser exercidas por eles.
E ai? Este post ajudou a esclarecer um pouco as diferenças?Existe diferença entre um Engenheiro e um Técnico de Segurança no Trabalho?
Segurança no Trabalho
Técnico em Segurança do Trabalho: O que faz?
Quais as principais funções de um Técnico de Segurança do Trabalho?
O Engenheiro de Segurança pode Substituir o Técnico de Segurança?
Rafael Roder Rossoni
02/04/2021É viável para um engenheiro de segurança do trabalho que queria expandir sua área de atuação em empresa menores, realizar um curso técnico para obter o título de técnico em segurança do trabalho?
Perfil Gestão Ocupacional
20/04/2021Boa Tarde Rafael! Essa pergunta é bem subjetiva, por isso iremos expressar nosso ponto de vista.
Depende de cada situação! Sua pergunta fala em expandir sua área de atuação e por essa análise fria, não achamos VIÁVEL, pois essa opção não irá expandir sua área (Engenheiro), e sim abrir uma nova porta de entrada no mercado de trabalho como TST (Técnico por exemplo).
Agradecemos seu contato e sinta-se a vontade para novos questionamentos. 🙂