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Operador de Telemarketing e os cuidados do dia a dia

Hoje uma das grandes ferramentas que uma empresa utiliza para ser representada junto aos seus clientes, é a voz de seus funcionários, por isso o trabalho do operador de telemarketing é de fundamental importância, pois ele é um dos maiores responsáveis pelo estabelecimento de uma relação positiva entre a empresa e o cliente

Hoje o Brasil tem mais de 1,5 milhão de trabalhadores no segmento do Telemarketing, espalhados entre pesquisas, cobranças, SAC, cadastramentos e muitas outras funções.

Os profissionais da área são muitas vezes pessoas em seu primeiro emprego, sendo elas jovens, negros e LGBTs.

As qualidades destes profissionais vão muito além das habilidades técnicas e de negociação. Eles possuem de sobra muito senso de equipe, animação, força, comprometimento, empatia e resiliência.

O setor de telemarketing desempenha papéis essenciais dentro das empresas. Quando um cliente é bem atendido, ele automaticamente associa o bom serviço à empresa.

O operador de telemarketing acaba contribuindo para a construção da boa imagem da empresa e sem o auxílio da comunicação facial e corporal, depende exclusivamente da voz e da audição para cativar o cliente e atingir as metas propostas.

Algumas das características exigidas pelas empresas para os operadores de telemarketing são:

  • Voz sempre bem aquecida e sem rouquidão.
  • Clareza na comunicação.
  • Boa audição
  • Domínio do português correto.
  • Autoestima, humor sempre equilibrado.
  • Paciência.
  • Receptividade.
  • Atenção.
Com relação ao sistema auditivo:
  • O melhor fone de ouvido é o monoauricular, que permite a ventilação do tubo auditivo externo e o descanso da estimulação auditiva por período de uso.
  • O operador de telemarketing deve ser sempre orientado no uso correto do fone de ouvido, e, também sendo sempre realizada, a troca de fone de ouvido a cada hora e meia de uso lateral.
  • É muito comum que o operador de telemarketing use o lado dominante da sua audição, ou seja, use o fone de ouvido sempre do mesmo lado. A sensação é de que ouve melhor, o que não faz jus a verdade. O lado não dominante, caso não haja nenhum problema, ouve muito bem, necessitando apenas de treino, e isso só pode acontecer pelo uso frequente.
  • O operador de telemarketing deve ter cuidados básicos com os fones, como: não emprestar ou tomar emprestado o fone de ouvido.
    Quando o protetor do receptor auditivo for de material que sofra alterações com o uso permanente, como a espuma, que com o tempo começa a esfarelar, trocar este regularmente, para evitar que estes resíduos entrem no tubo auditivo.
Com relação ao sistema fonatório (voz):
BEBER BASTANTE AGUA

O operador de marketing deve redobrar esse cuidado quando está resfriado, pois a necessidade de respirar pela boca devido ao congestionamento das vias nasais causa o ressecamento da garganta, exigindo maior esforço para falar.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Para evitar a má digestão e a azia, quem usa a voz para trabalhar deve diminuir o consumo de refrigerantes, frituras e alimentos muito temperados. O refluxo gástrico irrita a mucosa do trato vocal e torna o ato de falar mais estressante.

Saiba que maçã é uma grande aliada para quem precisa cuidar da voz. Por ter grande poder adstringente, ela promove a limpeza do trato vocal. Além disso, ao mastigar a maçã, os músculos responsáveis pela articulação das palavras são exercitados.

AQUECER A VOZ DIARIAMENTE
  • Exercícios indicados por um fonoaudiólogo para realizar diariamente antes do início da jornada de trabalho, auxiliam na produção da voz de maneira efetiva e sem esforço.
  • Evite hábitos que prejudicam o trabalho do operador de telemarketing como: gritar, fumar, beber muito café ao longo do dia e consumir bebidas alcoólicas regularmente são as atitudes mais prejudiciais para a saúde vocal.
OBSERVAR OS SINAIS DO CORPO

Saiba que uma boa noite de sono é fundamental não apenas para a saúde como um todo, ajuda a evitar episódios de rouquidão ou dificuldades com a dicção. Cuidar da voz no dia a dia é um grande desafio para o operador de telemarketing. Porém, com atitudes simples, é possível manter a saúde vocal em dia.

A voz e a audição devem ser observadas em qualquer profissão, mas para um operador de telemarketing, elas são a ferramenta de trabalho e exige mais cuidados ainda. Fiquem de olho!

Os exames ocupacionais ajudam muito o acompanhamento da qualidade da saúde auditiva da sua equipe. Mantenha-os em dia.

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