Por meio de tecnologias exclusivas, normas regulamentadores e profissionais dedicados, empresa coloca à disposição do mercado os melhores conteúdos e práticas em ensino à distância

Por MSCom Mídia – contato@mscommidia.com.br
Fotos: Perfil Gestão Ocupacional / MSCom Mídia.

Conformidade legal, metodologia didática, conteúdo programático e durabilidade da informação. Estas são algumas das principais dúvidas que os gestores de RH, tomadores de decisão ou profissionais ligados à SST (Saúde e Segurança do Trabalho) têm quando o assunto é EaD (Ensino à Distância). Pandemia de Covid-19 à parte, onde quase tudo na sociedade virou rotina virtual, o universo dos treinamentos para Gestão Ocupacional tem vida própria há algum tempo. A Perfil Gestão Ocupacional preparou um comparativo técnico sobre as capacitações presenciais e à distância, onde é possível observar a quebra de paradigmas, mitos e dúvidas a respeito de um tema de relevância na vida das empresas brasileiras.

O primeiro item a ser destacado é o fato de que em ambos os formatos, presencial ou EaD, o conteúdo técnico é 100% preservado, visando informação de qualidade em primeiro lugar. Essa condição tem como premissa permitir que o trabalhador aplique o conhecimento adquirido em sua rotina ocupacional, gerando bem-estar a si próprio, à empresa e aos colegas de trabalho. “Enfatizo a invariabilidade dos dados. Como o conteúdo é preparado, revisado e aprovado uma única vez, ele fica preservado em relação à subjetividade do instrutor, nuances temporárias e variações informais do dia-a-dia. Neste caso, o EaD se torna mais eficaz do que o formato presencial”, explica Brunno Santana, supervisor da área técnica da Perfil Treinamentos.

Enfatizo a invariabilidade dos dados. Como o conteúdo é preparado, revisado e aprovado uma única vez, ele fica preservado em relação à subjetividade do instrutor.

 

– Brunno Santana –

Diferenciais competitivos do EaD

Ele enfatiza que o EaD apresenta vantagens difíceis de serem batidas. Como exemplo, o especialista cita que, independentemente do porte da corporação, os deslocamentos externos dos profissionais rumo às salas de aula envolvem custos com o tempo, logística e arranjo de capital humano para que todos estejam presentes numa mesma data e local para um determinado treinamento. “No modelo à distância, e dentro do que está previsto em lei, que é o mais importante de tudo, o trabalhador pode optar em assistir as aulas no melhor dia e horário para ele, sempre dentro da sua escala de trabalho. O empregador tem a facilidade de estipular prazos para que a sua equipe conclua a capacitação. Considero este cenário uma revolução”.

Neste sentido, a Perfil implantou métodos de visão sistêmica e deu um salto de vanguarda no segmento. Da cidade de Santos/SP para todo o território nacional, sua equipe de treinamento oferece capilaridade técnica e conformidade legal quando o assunto é ensino à distância. “Nos cursos de prevenção de acidentes e segurança do trabalho, por exemplo, desenvolvemos conteúdos dedicados que permitem o melhor conhecimento possível. De forma em geral, o nosso pioneirismo fica evidente ao observar que o mercado regional de prestadores de serviços em SST ainda não se conectou aos benefícios que o EaD proporciona à Gestão Ocupacional de seus clientes. Estamos na frente neste quesito”, garante ele.

O nosso pioneirismo fica evidente ao observar que o mercado regional de prestadores de serviços em SST ainda não se conectou aos benefícios que o EaD proporciona.

 

– Brunno Santana –

Plataforma exclusiva e ambiente dedicado

O supervisor diz que, tanto a Perfil, como outras empresas em âmbito nacional que oferecem este tipo de serviço estão colaborando para o bem-estar das organizações, seja do ponto de vista da Gestão Ocupacional, dos negócios ou do aperfeiçoamento técnico de seus colaboradores. “A nossa plataforma de treinamento está concebida dentro de um website dedicado, composta por conteúdos de profundidade e sob supervisão especializada de profissionais da TI (Tecnologia da Informação), consultores de processos, gestores de projetos, médicos, engenheiros e técnicos em SST. Isso promove facilidade de entendimento à comunidade do setor e confiança reputacional às organizações que adotam esta metodologia de ensino”.

Segundo ele, a desburocratização da legislação brasileira, ocorrida a partir de 2019, deu um novo impulso ao setor. Ela permitiu que parte da capacitação em SST ocorresse em formato EaD. Alguns treinamentos específicos também permitem o conteúdo híbrido, dividido em aulas práticas presenciais e ensino à distância. “Formatamos o nosso EaD com base na integralidade dos conteúdos autorizados por lei. Para outras formações que precisam da instrução pessoal ou de estrutura física específica, também oferecemos uma capilaridade com foco no formato presencial. Além disso, integramos os conceitos formais e teóricos exigidos presencialmente à plataforma online da Perfil. Isso é um grande diferencial a favor dos clientes”.

Isso promove maior entendimento à comunidade do setor e confiança reputacional às organizações que adotam a metodologia de ensino.

 

– Brunno Santana –

Conformidade e reputação junto ao mercado

É importante que as empresas que demandam conteúdo de qualidade em SST e os próprios prestadores de serviços em Gestão Ocupacional estejam atentos à legislação e permissões governamentais para que tudo seja divulgado da forma correta. “Tomamos um minucioso cuidado para que as soluções da nossa plataforma EaD atendessem os requisitos legais, as exigências dos órgãos anuentes, as demandas do mercado e, principalmente, os gargalos operacionais dos nossos clientes. A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) é um exemplo que justifica a atenção que temos com tudo isso. Ela tinha uma necessidade quando a lei foi criada em 1978. Atualmente, o cenário é diferente”, contextualiza.

Tomamos um minucioso cuidado para que as soluções da nossa plataforma EaD atendessem os requisitos legais, as exigências dos órgãos anuentes, as demandas do mercado.

 

– Brunno Santana –

Sobre o Grupo Perfil SST

Possui 25 anos de experiência na área de Segurança e Medicina do Trabalho. Possui clientes em diversas regiões do Brasil por meio de sistemas 100% online, permitindo a entrega de serviços com rapidez, qualidade e monitoramento em tempo real. A empresa alinha estrutura operacional, profissionais reconhecidos e respeito por cada vida atendida, atuando de forma preventiva em relação ao bem-estar, qualidade de vida e Gestão Ocupacional de seus clientes. Com o lema institucional de “respeito pela vida e paixão pela excelência”, a marca tem bem definida a sua política de qualidade com Missão, Visão e Valores. Sua plataforma tecnológica é respaldada pelo SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional.

Entre os serviços oferecidos estão o ASO (Atestado de Saúde Ocupacional), PPRA – NR-9 (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), PCMSO – NR-7 (Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional), Assistência Técnica Pericial, Laudos de Insalubridade e Periculosidade, Gestão do eSocial (Sistema de Escrituração Fiscal das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas), LTCAT (Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho), PCMAT – NR-18 (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria de Construção Civil), Trabalho em Altura – NR 35, Exame Toxicológico, AET – NR 17 (Análise Ergonômica do Trabalho), AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), entre outros.

Por meio da Rede Credenciada SOCNET, atende clientes em todos os estados brasileiros, garantindo disponibilidade, integração e conformidade legal 24 horas por dia. A empresa realiza todos os exames clínicos e complementares num mesmo local, formado por instalações próprias, gerando conforto aos trabalhadores e rapidez ao empregador. Formado pelas marcas Perfil Gestão Ocupacional, Perfil Vacinas e Perfil Educação & EaD, o grupo possui unidades em Santos e Praia Grande, cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista, no Litoral de São Paulo. Mais informações: www.perfilsst.com.br.

Imprensa e Gestão de Conteúdo

MSCom Mídia – Comunicação & Marketing
E-mail: contato@mscommidia.com.br
WhatsApp: +55 (13) 9-8809-7236

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Captcha *