O que são Normas Regulamentadoras?

As Normas Regulamentadoras, ou como são popularmente conhecidas NRs, são um conjunto de diretrizes estabelecidas para garantir a seguridade do ambiente de trabalho, a fim de evitar acidentes e manter o ambiente de trabalho mais saudável.

Elas são essenciais para preservar a integridade física do trabalhador, além de fornece-lo boas condições de trabalho e direcionar o empregador de acordo com as obrigatoriedades que precisam ser cumpridas.

Qual o papel de uma Norma regulamentadora na empresa?

Falar em Norma Regulamentadora é falar em Saúde e Segurança do Trabalho (SST).

A área de SST  é um investimentos que precisa estar no orçamento de sua empresa, afinal, estar regularizado com os regimentos da lei Nº 6.514, evita graves penalizações e multas elevadas.

Atender as obrigatoriedades estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (Antigo MTE – hoje Ministério da Economia), disponibilizando saúde e bem estar no ambiente de trabalho são pontos vitais para todas as empresas.

Mas minha empresa precisa de todas as  Normas Regulamentadoras?

Não! Algumas dessas NR’s são específicas para empresas de distintos segmentos.

O que acontece se minha empresa não se adequar às Normas Regulamentadoras?

O não cumprimento das Normas Regulamentadoras representa um grande problema paras as empresas. Há muitas variáveis para quem não respeitar as NR’s, isto é, as multas não são fixas.

Caso sua empresa seja notificada, será aplicada as penalidades previstas na legislação. Essas multas, de modo geral, são salgadas. Portanto, certifique-se que sua empresa esteja de acordo com o MTE (atualmente, Ministério da Economia).

Benefícios que as NR´s trazem para minha empresa?

Vamos conhecer o que e quais são as Normas Regulamentadoras e por que você deve investir na contratação de gestão ocupacional para te orientar adequadamente sobre o assunto.

Muitos podem ter a ideia de que as NR’s somente são importantes pelo fato de serem obrigatórias. Mas é justamente o contrário. Além de proteger o bem-estar e saúde dos trabalhadores, a NR protege sua empresa.

As NR’s trazem é a proteção à sua empresa, ao seu negócio.

Ao manter o ambiente de trabalho mais saudável, sua empresa diminui consideravelmente as chances de surgir doenças ocupacionais.

As tão temidas doenças ocupacionais trazem consigo diversos problemas. Elas são as responsáveis pelo número elevado de afastamentos nas empresas. Além disso, causam vários processos trabalhistas, devido ao dano à saúde dos colaboradores.

Uma empresa com funcionários afastados devido à falta de adequação à NR causa atrasos nos prazos e cronogramas, além de gerarem gastos extras, com reposição de mão de obra.

Já os processos trabalhistas, além de fazerem sua empresa perder um funcionário, causam gastos elevados na esfera judicial, como advogados, honorários, multas e muitos mais.

Como adequar-se às NR´s?

Busque um auxílio profissional para esse processo.

O primeiro passo é identificar quais normas a sua empresa deve, o quanto antes, se ajustar. A melhor maneira para realizar a adequação às Normas Regulamentadoras é como o auxílio de empresas que trabalhem com Gestão Ocupacional.

Por englobar normas técnicas e leis, muitos gestores encontram dificuldade em se adequar a todas as normas referentes ao seu negócio. Nesse cenário, a Perfil Gestão Ocupacional conta com modelo de Gestão desenvolvido especialmente para viabilizar e simplificar todos os processos de implantação, envio de dados e controle de gestão.

As vantagens da Gestão Ocupacional

Como dito anteriormente, Saúde e Segurança do Trabalho (SST) devem ser vistos como investimentos, que agregarão valor a sua empresa. Nosso modelo de Gestão Ocupacional conta com:

– Redução do índice de absenteísmo: ambiente de trabalho seguro e adequado aos padrões estabelecidos contribui para redução no índice de afastamento de funcionários;

– Valorização e prevenção: estar adequado às exigências trabalhistas traz seguridade e cria uma cultura de prevenção e valorização à segurança no ambiente de trabalho;

– Aumento da produtividade: à medida que os índices de afastamentos diminui, a produtividade aumenta. Logo, quanto mais funcionários saudáveis e ativos, maiores serão os lucros obtidos;

– Adequação ao eSocial: a plataforma Ocupacional já está parametrizada com as diretrizes estabelecidas pelo Governo Federal.

Quantas e quais são as Normas Regulamentadoras?

Existem, atualmente, 37 diferentes Normas Regulamentadoras. Cada norma regulamentadora visa a prevenção de acidentes de trabalho, assim como busca diminuir a incidência de doenças ocupacionais (doenças oriundas do dia a dia no ambiente de trabalho). Saiba do que se trata e acesse o site oficial do Ministério do Trabalho e Previdência através do link abaixo para obter versão completa e atualizada de cada uma.

Link do site do oficial