Vamos falar sobre PPRA

Toda empresa que tenha pelo menos um empregado (regido pela CLT) deve elaborar e implementar um PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), conforme a NR 9, item 9.1.1. As demais instituições como por exemplo, as públicas e sem empregados regidos pela CLT, até podem ter PPRA, mas não por exigência da NR 9.

Para elaborar um PPRA, conforme descrito na NR 9, item 9.3.1.1 qualquer pessoa, no âmbito da empresa, a critério do empregador e que tenha conhecimento sobre o assunto, poderá elaborar o PPRA. O objetivo de um PPRA é preservar a integridade física dos trabalhadores, tendo cuidado com o ambiente de trabalho e com os recursos naturais.

Para atingir seus objetivos o programa se apoia na antecipação, reconhecimento, avaliação e controle dos riscos ambientais.

Quais os riscos que devem ser observados?

Grupo 1 – Riscos Físicos:  Representado pela cor verde.

Nesta categoria se enquadra os riscos considerados físicos, como Frio, Calor, Radiação ionizante, Umidade, Ruídos (sons) e outras atividades físicas que possam vir a atrapalhar a saúde do trabalhador.

Grupo 2 – Riscos Químicos:  Representado pela cor vermelha

São riscos oferecido devido as características química dos fatores, como Gases tóxicos, Fumos poluentes, Poeiras, Vapores e substâncias tóxicas e venenosas, de um modo geral.

Grupo 3 – Riscos Biológicos:  Representado pela cor marrom.

São riscos ocasionados por substâncias vivas, principalmente em laboratórios e ambientes de pesquisa científica, ou que fazem uso de agentes biológicos, como Farmácias, Hospitais, Empresas e Indústrias de Cosméticos.

Os principais agentes que oferecem esses riscos são Vírus, Fungos, Bactérias, Germes etc.

Grupo 4 – Riscos Ergonômicos:  Representado pela cor amarela.

São problemas ocasionados por má postura do trabalhador, movimentos errados, excesso de trabalho ou esforço, ações repetitivas etc.

Grupo 5 – Riscos de Acidentes:  Representado pela cor azul.

São riscos geralmente iminentes de acidentes, como trabalho em ambiente com Corrente elétrica, tensão, animais perigosos, maquinas pesadas, ferramentas velhas e defeituosas, dentro outros fatores que podem ocasionar todo e qualquer tipo de acidente.