uso-de-epis

Uso de EPI’s – Conscientização

o uso de EPI´s são obrigatórios e pela legislação em vigor, as empresas devem fornecer esses equipamentos para todos que estejam sujeitos a algum tipo de risco. Porém, o simples fato de entregar os EPIs não garante que eles serão utilizados de maneira correta.

Assim, cabe aos responsáveis pelo RH, principalmente os ligados à segurança e à saúde, incentivarem e acompanharem o uso de EPI´s e verificarem constantemente se estão usando corretamente.

O que é EPI?

Todo aquele composto por vários dispositivos, que o fabricante tenha associado contra um ou mais riscos que possam ocorrer simultaneamente e que sejam suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) protegem a saúde do trabalhador e reduzem os riscos de acidente. São indicados, principalmente, quando as medidas de proteção coletiva não forem viáveis, eficientes e suficientes para a combater os acidentes e/ou doenças ocupacionais.

Benefícios do uso de EPI´s

De acordo com a Norma Regularizadora 6 — NR6 — do Ministério do Trabalho e Emprego, as empresas são obrigadas a distribuir gratuitamente aos seus empregados os Equipamentos de Proteção Individual. Cada atividade e ambiente de trabalho pode exigir equipamentos específicos.

Todas as atividades laborais possuem situações que podem colocar em risco a saúde e a segurança do colaborador. O uso de EPI´s é justamente para minimizar esses riscos.

Para os funcionários, a preservação de sua integridade física e mental é o principal benefício da utilização correta dos EPIs. Riscos são minimizados, evitando que acidentes possam causar lesões que, em casos extremos, podem levar ao óbito.

Alguns acidentes podem ocasionar afastamentos e, a depender de sua gravidade, forçar internamentos, longos tratamentos médicos e fisioterápicos, além de transtornos e impactos na saúde psíquica dos colaboradores. Além disso, em última análise, ainda aumentam os custos operacionais das empresas.

Equipamentos de proteção individual: Os EPIs podem salvar sua vida.

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) atesta a qualidade e eficácia dos EPIs disponíveis no mercado através da emissão do Certificado de Aprovação (C.A.). O não cumprimento da legislação trabalhista brasileira e suas Normas Regulamentadoras (N.R.) quanto ao fornecimento e uso de EPI poderá acarretar em ações de responsabilidade civil e penal ao Empregador.

É recomendado que o fornecimento de EPI, bem como treinamentos ministrados, sejam registrados através de documentação apropriada. Essa documentação é essencial para eventuais esclarecimentos em causas trabalhistas e fiscalizações.

Obrigações do Empregador:

  • Fornecer os EPIs adequados às atividades;
  • Instruir e treinar os funcionários quanto ao uso dos EPIs;
  • Fiscalizar e exigir o uso dos EPIs;
  • Repor os EPIs quando danificados.

Obrigação do Empregado:

Usar e conservar seus EPIs.

Por que e como incentivar o uso de EPI´s na empresa?

A conscientização do uso dos equipamentos de segurança deve ser feita intensamente pelos departamentos de segurança, saúde e medicina do trabalho. De nada adiantará um funcionário receber um protetor auricular, por exemplo, e deixá-lo dentro de uma gaveta.

Além de distribuírem e controlarem a validade dos equipamentos, os responsáveis devem ficar atentos para que o uso seja feito de maneira correta e durante todo o período que os colaboradores estiverem expostos aos riscos.

Abaixo vamos listar algumas ações de incentivo ao uso:

Ofereça EPIs de qualidade

Os EPIs precisam ser confortáveis, ajustáveis às características de cada um, resistentes e que não atrapalhem o perfeito desempenho nas atividades.

Faça treinamentos

Faça constantemente treinamentos sobre segurança e como utilizar o EPI. Durante a SIPAT — Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho —, realize cursos voltados à proteção individual e coletiva.

A Perfil Gestão Ocupacional realiza treinamentos voltados à área de segurança e medicina do trabalho com cursos específicos com vídeos e atividades práticas. Os cursos são realizados na modalidade EAD e Presencial. Conheça mais sobre os cursos aqui.

Defina procedimentos.

Tenha uma norma interna de como devem ser utilizados os equipamentos de segurança.

Quanto mais detalhados forem os procedimentos, maior será a chance das pessoas entenderem as reais funções dos equipamentos de segurança.

Promova campanhas internas

Faça campanhas de segurança utilizando todos os canais disponíveis.

Chame a atenção para os riscos e impactos que acidentes podem trazer para cada um individualmente, para seus colegas de trabalho e familiares.

Esperamos que esse material tenha ajuda você a entender um pouco mais da importância do uso de EPI´s da forma correta.

Quer saber mais? Entre em contato para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha *