FAQ - Dúvidas Frequentes
Atendimento ao cliente Perfil
Ainda não sou cliente Perfil, o que preciso fazer?

Para facilitar o atendimento, temos vários canais para contato:

  • Solicite um orçamento através do nosso site. Clique aqui
  • Enviar um e-mail para o Setor Comercial com as seguintes informações:CNPJ, quantidade de cargos e quantidade de funcionários, nome do contato e-mail e telefone. Clique aqui
  • Ou através de nosso telefone: (13) 3224-7772 e seleciona a opção 1
O que é preciso para agendar um candidato/colaborador para fazer exame na Perfil?

Para solicitar o agendamento de um candidato/colaborador você tem 2 opções: 1) Agendamento diretamente no nosso site clicando aqui ou envie e-mail para agendamento@perfilsst.com.br (unidade Santos) ou agendamentopg@perfilpg.com.br (unidade Praia Grande) com os seguintes dados: Nome da empresa, nome completo do colaborador, RG, CPF, NIT, Data de nascimento, telefone, setor e cargo.

“E-mails enviados até às 16:30 serão respondidos no mesmo dia. E-mails enviados após às 16:30 poderão ser respondidos na manhã do dia útil seguinte!”

Quando avisar a Perfil para Inativar um candidato/colaborador?

Caso não tenham mais interesse na contratação de um candidato que fez exame Admissional na PERFIL ou referente ao desligamento de um colaborador que não fará o exame Demissional, ou funcionário com afastamento das suas atividades, ou falecimento de funcionário, favor SEMPRE nos avisar para que o mesmo seja inativado no nosso sistema, enviando comunicado para o e-mail financeiro@perfilsst.com.br.

Caso tenha feito algum agendamento de exame Admissional e por algum motivo não darão seguimento com esse atendimento, também é preciso nos comunicar o quanto antes, enviando comunicado para o e-mail agendamento@perfilsst.com.br, para providencias junto ao nosso sistema/inativação.

Quais exames é necessário estar de jejum, e deverá ser de quantas horas?

Glicemia, Colesterol total e frações, Triglicérides.
O jejum deve ser de no mínimo 8 horas e no máximo 12 horas.

Qual o local adequado para colher a amostra de fezes?

Realizar a coleta preferencialmente na residência pela manhã do dia da entrega ao laboratório.
Se for preciso coletá-las no dia anterior, mantê-las armazenadas na geladeira por no máximo 12 horas. Colocar as fezes em recipiente adequado (coletor de fezes).
Para mulheres: Não colher durante ou após 3 dias do período menstrual ou se apresentar sangramento hemorroidário.

Quando o ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) estará liberado?

A liberação do ASO é de acordo com os exames realizados pelo candidato/colaborador.
Favor consultar a nossa tabela com o prazo de cada exame aqui, para seguimento da liberação do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO).

Quando posso dar sequencia na efetivação de um candidato?

É preciso sempre aguardar o parecer do ASO Admissional para dar seguimento na admissão de um candidato.

Quais são os preparos para exames?

Com o objetivo de agilizarmos os atendimentos dos colaboradores de sua empresa e evitar que os exames previstos para emissão do ASO não sejam realizados, clique aqui para ver os preparos necessários para a realização de cada exame complementar. Pedimos a gentileza de verificar em vosso PCMSO, ou na convocação de exames enviada pela Perfil, quais os exames que os colaboradores irão realizar, e orientá-los sobre preparos.

Segurança e Medicina do Trabalho - Dúvidas Gerais
O que é acidente de trabalho?

O acidente de trabalho é aquele que acontece no exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional podendo causar morte, perda ou redução permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. Equipara-se ao acidente de trabalho:

– Aquele que acontece quando você está prestando serviços por ordem da empresa fora do local de trabalho;
– Aquele que acontece quando você estiver em viagem a serviço da empresa;
– Aquele que ocorre no trajeto entre a casa e o trabalho ou do trabalho para casa;
– Doenças profissionais (as doenças provocadas pelo tipo de trabalho. Ex. problemas de coluna);
– Doença do trabalho (as doenças causadas pelas condições do trabalho. Ex. dermatoses causadas por cal e cimento).

O que são as Normas Regulamentadoras (NR)?

As Normas Regulamentadoras, também chamadas de NR foram publicadas pelo Ministério do Trabalho através da Portaria 3.214/79 para estabelecer os requisitos técnicos e legais sobre os aspectos mínimos de Segurança e Saúde Ocupacional (SSO). Acompanhamento através da Internet (www.mte.gov.br).

Quem elabora as NR e como se modifica?

As NR´s são elaboradas e modificadas por uma comissão tripartite composta por representantes do governo, empregadores e empregados. As NR´s são elaboradas e modificadas por meio de Portarias expedidas pelo MTE. Nada nas NR “cai em desuso” sem que exista uma Portaria identificando a modificação pretendida.

O que é PPRA?

PPRA é a sigla de Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. Esse programa está estabelecido em uma das Normas Regulamentadoras (NR-9) da CLT- Consolidação das Leis Trabalhistas, sendo a sua redação inicial dada pela Portaria nº 25, de 29 de dezembro de 1994, da Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho, do Ministério do Trabalho.

Qual o objetivo do PPRA?

Estabelecer uma metodologia de ação que garanta a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores frente aos riscos dos ambientes de trabalho.

Quem deve elaborar o PPRA?

A princípio o próprio Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho – SEESMT da empresa ou instituição. Caso o empregador esteja desobrigado pela legislação de manter um serviço próprio , ele deverá contratar uma empresa ou profissional para elaborar, implementar, acompanhar e avaliar o PPRA. A Norma Regulamentadora não especifica qual é o profissional, porém as atribuições estabelecidas para a gerência do PPRA nos mostram que ele deverá estar sob a coordenação de um Engenheiro de Segurança do Trabalho (As atribuições dos Engenheiros de Segurança do Trabalho estão na Resolução nº359 do CONFEA, de 31 de julho de 1991).

Qual o significado da sigla PCMSO?

Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.

Qual o objetivo do PCMSO?

É o de promover e preservar à saúde do conjunto dos seus trabalhadores.

A quem cabe garantir a elaboração e efetiva implementação do PCMSO, bem como zelar pela sua eficácia ?

Cabe ao empregador.

Quando é que deve ser realizado o exame demissional?

De acordo com o Item 7.4.3.5 da NR-7, o exame médico Demissional, será obrigatoriamente realizado em até 10 (dez) dias contados a partir do término do contrato de trabalho.

Quais são os exames médicos que obrigatoriamente são incluídos no PCMSO?

São:

a) admissional;
b) periódico;
c) de retorno ao trabalho;
d) de mudança de função;
e) demissional.

Quando deve ser realizado o exame médico admissional?

Deverá ser realizado antes que o trabalhador assuma suas atividades.

Para fins do PCMSO o que se entende por mudança de função?

É toda e qualquer alteração de atividade, posto de trabalho ou de setor que implique na exposição do trabalhador a risco diferente a que estava exposto antes da mudança.

O que deve ser feito primeiro, o PPRA ou o PCMSO?

Sendo programas de caráter permanente, eles devem coexistir nas empresas e instituições, com as fases de implementação articuladas. No primeiro ano, entretanto, o PPRA deverá estar na frente para servir de subsídio ao PCMSO. Observe a “letra da lei”: NR-7, ítem 7.2.4 – O PCMSO deverá ser planejado e implantado com base nos riscos à saúde dos trabalhadores, especialmente os identificados nas avaliações previstas nas demais NR.”

Qual o significado da sigla ASO?

Atestado de Saúde Ocupacional.

Em que condições deve ser emitido o ASO?

Deve ser emitido em casos de exames: Admissionais, Periódicos, Demissionais, Mudança de Função e Retorno ao Trabalho.

O que é a NR - 10?

As condições mínimas exigíveis para garantir a segurança dos empregados que trabalham em instalações elétricas, em suas diversas etapas, incluindo projeto, execução, operação, manutenção, reforma e ampliação e, ainda, a segurança de usuários e terceiros.

As prescrições estabelecidas na NR - 10 abrangem que trabalhadores?

Todos os que trabalham em eletricidade, em qualquer das fases de geração, transmissão, distribuição e consumo de energia elétrica.

O que trata a NR-11?

Das normas de segurança para operações de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras.

Quais são os riscos ambientais?

Para efeitos do PPRA, os riscos ambientais são os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde dos trabalhadores.

Qual o significado da sigla SESMT?

Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.

Que profissional pode ser qualificado de Técnico de Segurança do Trabalho?

O técnico portador de comprovação de registro profissional expedido pelo MTE.

Qual o significado da sigla CIPA?

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

Qual é o objetivo da CIPA?

Observar e relatar condições de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir até eliminar os riscos existentes e/ou neutralizar os mesmos, discutir os acidentes ocorridos, encaminhando aos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança do Trabalho e em Medicina do Trabalho e ao empregador o resultado da discussão, solicitando medidas que previnam acidentes semelhantes e, ainda, orientar os demais trabalhadores quanto à prevenção de acidentes.

O que ocorre quando uma empresa não é enquadrada para compor sua CIPA?

A administração da empresa deverá designar um responsável pelo cumprimento das atribuições desta NR, devendo o empregador promover seu treinamento conforme dispõe para qualquer outro membro de CIPA.

Qual é a definição legal (NR-06) de Equipamento de Proteção Individual - EPI?

Todo dispositivo de uso individual, de fabricação nacional ou estrangeira, destinado a proteger à saúde e a integridade física do trabalhador.

Quais são as circunstâncias determinadoras da exigência para o uso do EPI?

São elas : a) sempre que as medidas de proteção coletiva forem tecnicamente inviáveis ou não, oferecerem completa proteção contra os riscos de acidentes de trabalho e/ou de doenças profissionais e do trabalho; b) enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas; c) para atender as situações de emergência.

De que depende o efetivo exercício da profissão de Técnico em Segurança do Trabalho?

Depende de prévio registro no Ministério do Trabalho, efetuado pela Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho até que seja instalado o respectivo conselho profissional.

Modernização das Normas Regulamentadoras (NRs) - Portaria 195
A minha empresa ficará isenta da elaboração do PPRA?

O MEI, a ME e a EPP, graus de risco 1 e 2, que declararem as informações digitais na forma do subitem 1.5.1 e não possuírem riscos químicos, físicos e biológicos, ficarão dispensados de elaboração do PPRA.

A minha empresa ficará isenta da elaboração do PCMSO?

O MEI, a ME e a EPP, graus de risco 1 e 2, que declararem as informações digitais na forma do subitem 1.5.1 e não possuírem riscos químicos, físicos e biológicos e ergonômicos, ficarão dispensados de elaboração do PCMSO.

Como é definido o grau de risco da minha empresa?

O grau de risco é definido através da intensidade do risco da atividade econômica principal da empresa, descrita pela Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). Os graus de risco 1 e 2, são os previstos na Norma Regulamentadora n° 04 – Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT.

Quem poderá elaborar essa declaração digital, bem como avaliar tecnicamente a exposição aos riscos ocupacionais?

Nossa orientação é que essa declaração digital deverá ser elaborada por profissional qualificado (Técnico de segurança do trabalho ou Engenheiro de Segurança do Trabalho), mediante a uma visita técnica anual no estabelecimento da empresa, a fim de avaliar a exposição ocupacional dos colaboradores aos agentes de riscos (químicos / físicos/biológicos). Na questão do PCMSO, a identificação da exposição aos agentes ergonômicos, deverão ser avaliados mediante a uma AET (Análise Ergonômica do Trabalho), conforme exigido pela NR 17.

Atualmente a minha empresa possui PPRA e PCMSO, com exposição a agentes de risco. Precisarei manter esses documentos atualizados?

Sim, caso as atividades de vossa empresa não sofreram alterações, você será obrigada a manter os seus documentos atualizados (PPRA e PCMSO), bem como a realização dos exames médicos ocupacionais.

A minha empresa estará isenta da elaboração do PCMSO. Sendo assim, os meus colaboradores não precisarão mais realizar os exames médicos ocupacionais ?

Conforme item 1.7.2.1 da Portaria n° 915, a dispensa do PCMSO não desobriga a empresa da realização dos exames médicos ocupacionais e emissão do Atestado de Saúde Ocupacional – ASO.

Ainda com dúvidas?

Caso não encontre a sua dúvida, preencha o formulário ao lado.
Caso prefira, também nos contatar pelo telefone: (13) 3223-7772.
A Perfil cada vez mais perto de você!