Laudos Técnicos em SST: o que são e quem deve emitir?

No conteúdo de hoje, vamos falar sobre os laudos técnicos em SST: o que são e quem deve realizar sua emissão. Fique com a gente até o final para aprender mais sobre Gestão, Saúde e Segurança no Trabalho.

A Segurança e Saúde no Trabalho (SST) é uma área fundamental para garantir o bem-estar dos colaboradores e o cumprimento das normas regulamentadoras. 

Nesse contexto, os laudos técnicos em SST desempenham um papel fundamental, fornecendo informações detalhadas sobre as condições de trabalho e os riscos existentes. Mas, afinal, o que são esses laudos e quem é responsável por emiti-los?

O que são os Laudos Técnicos em SST?

Os Laudos Técnicos em SST são documentos elaborados por profissionais especializados, visando analisar e registrar as condições ambientais de trabalho em uma empresa.

Esses laudos abrangem diversos aspectos, como ergonomia, ruído e agentes químicos, físicos e biológicos, além de avaliações de riscos de acidentes.

À medida que esses documentos são mantidos em dia, a empresa reforça sua conformidade com as normas relacionadas à saúde e à segurança de seus funcionários.

Quem deve realizar a emissão dos laudos técnicos em SST?

A responsabilidade pela emissão dos laudos técnicos em SST recai sobre profissionais capacitados e legalmente habilitados.

Entre esses profissionais, destacam-se os engenheiros de segurança do trabalho e os médicos do trabalho.

Esses especialistas têm o conhecimento técnico necessário para avaliar e interpretar as condições de trabalho, garantindo que a empresa esteja conforme às normas e regulamentações vigentes.

Quais são os tipos de laudos técnicos em SST?

Antes de explorarmos os tipos de laudos técnicos mais comuns em SST, é fundamental compreender a relevância desses documentos no cenário da Segurança e Saúde no Trabalho (SST).

Além de cumprir exigências legais, os Laudos Técnicos em SST ajudam na promoção da saúde dos colaboradores e na criação de ambientes laborais mais seguros e saudáveis. 

Empresas que investem na elaboração e implementação desses laudos não apenas atendem às normativas como, também, zelam pelo seu maior ativo: as pessoas.

Agora, vamos aprofundar nossa compreensão sobre alguns dos tipos comuns de Laudos Técnicos em SST:

  • Laudo de Insalubridade
  • Laudo de Periculosidade
  • Laudo de Ergonomia
  • Laudo de Aposentadoria Especial
  • Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT)

Quer ficar por dentro a respeito dos principais assuntos sobre Saúde e Gestão Ocupacional? Continue acompanhando nossos conteúdos e solicite uma proposta se precisar de auxílio dos nossos profissionais.

Artigos relacionados

Após dois anos do início da obrigatoriedade da implementação do eSocial na Saúde e Segurança no Trabalho (SST), muitas empresas já puderam observar...

Domicílio Eletrônico Trabalhista

Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET): saiba como funciona

...

Após completar 28 anos de atuação no litoral paulista, a Perfil Gestão Ocupacional celebra mais uma grande conquista em 2024. No mês de...

NRs

Neste artigo, vamos mencionar as recentes atualizações das Normas Regulamentadoras (NRs) e seus impactos direto no ambiente de trabalho das empresas. Como líderes...