Vamos falar sobre SST: Saúde e Segurança no Trabalho

Qual é a sua dúvida sobre saúde ocupacional? A PERFIL é especialista no assunto desde 1996 e traz, neste artigo, uma seleção de informações para você entender mais sobre a sigla SST. Entenda o papel do eSocial, como funcionam os exames ocupacionais periódicos, qual é a responsabilidade do empregador e veja como uma assessoria técnica especializada pode ser benéfica para sua empresa e equipe. 👷‍♂️

Qual é o significado de SST?

SST é sigla para “Saúde e Segurança no Trabalho”, um conjunto de normas e procedimentos que regulam e monitoram ambientes de trabalho em busca da garantia de um espaço mais seguro para funcionários e empregadores. 

Você deve saber que essa é uma área multidisciplinar e totalmente integrada ao mercado de trabalho regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Portanto, diz respeito à sua empresa. 

Para quem é funcionário, SST diz respeito a metodologias bem conhecidas do trabalhador brasileiro, como participação em treinamentos, licença médica, exame admissional e demissional, além de consultas periódicas.

Já para quem é empregador, existe uma série de ações que devem fazer parte da rotina da empresa, feitas para manter o ambiente de trabalho mais seguro e sempre de acordo com o que exige a legislação. Parece muita coisa, mas nunca se esqueça de que toda empresa sempre vai seguir diversas normas de segurança e que deixar esse assunto de lado pode trazer prejuízos para todas as partes envolvidas.

A SST existe justamente para te ajudar a descobrir o seu papel no bem-estar de todos e, por isso, traz todas as orientações para garantir que a sua empresa esteja de acordo com as normas.

Qual é o objetivo principal do SST?

Prevenir acidentes de trabalho, zerar o risco de doenças ocupacionais e promover a saúde do trabalhador. Além disso, com as medidas de SST sendo implementadas na empresa, os custos para o empregador também são reduzidos, visto que ele resguarda o bem-estar de seus funcionários por meio dessas normas e também preserva a produção, a estrutura e os maquinários da empresa.

O objetivo é garantir o melhor ambiente de trabalho possível para todas as partes envolvidas. Além disso, por meio da prestação de informações via mensageria para o eSocial, as medidas de SST também buscam garantir o envio dos dados dentro do prazo e a diminuição de recursos desperdiçados nesse processo. Veja mais detalhes sobre o eSocial a seguir!

Envio de documentos SST ao eSocial

O eSocial, segundo o Governo Federal, “é um projeto que unifica o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados para facilitar a administração de informações relativas aos trabalhadores”. Na prática, o governo tem acesso a todos os dados sobre a atuação da empresa em relação à segurança e saúde dos seus funcionários. 

O envio das suas informações de SST ao sistema eSocial tem prazo e padrão e existe para que a lei seja cumprida e as normas de saúde e segurança no trabalho não sejam infringidas. 

Assessoria técnica especializada em SST

A PERFIL atua há 27 anos no ramo e presta assessoria técnica especializada em SST com atendimento em todo o território nacional brasileiro. Trabalhamos com programas, laudos técnicos, exames ocupacionais, ASOs e treinamentos e realizamos todos os exames (clínicos e complementares no mesmo local), a fim de garantir mais saúde ao empregado e segurança ao empregador.

Precisa de ajuda com esse assunto? Clique aqui e fale agora mesmo com a PERFIL 📞. Esperamos ter ajudado você a compreender melhor o funcionamento dessa área. Em caso de dúvidas, nosso time está à disposição. Até mais!

 

📲 Siga-nos nas redes sociais

Artigos relacionados

Nova NR-05: a Gestão da Saúde e a Segurança no Trabalho são questões de extrema importância em qualquer ambiente organizacional. Visando garantir a...

A Saúde e Segurança no Trabalho (SST) tem se consolidado como um pilar fundamental nas organizações conscientes do seu papel no bem-estar dos...

No conteúdo de hoje, vamos falar sobre os laudos técnicos em SST: o que são e quem deve realizar sua emissão. Fique com...

A preservação da saúde e integridade dos colaboradores é uma prioridade, não só para a Perfil Gestão Ocupacional como, também, para as organizações...