O Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho (LTCAT) é um documento que determina de forma conclusiva, quais os fatores de risco os colaboradores estão expostos.
Seu objetivo é informar à Previdência Social se há a possibilidade de concessão da aposentadoria especial aos trabalhadores que exercem atividades em condições especiais de risco.
Dessa forma, o LTCAT é um documento essencial para a aposentadoria especial, pois é a partir dele que a Previdência Social irá avaliar se o trabalhador tem direito ao benefício.
Segundo a legislação previdenciária, a LTCAT deve conter informações sobre agentes nocivos no ambiente de trabalho. O documento deve ser atualizado sempre que houver alterações na exposição do trabalhador aos agentes nocivos.
As seguintes informações que devem constar no documento são:
O Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT) não possui um prazo de validade definido, mas requer uma atualização regular que deve ocorrer no mínimo anualmente, ou sempre que houver mudanças no ambiente de trabalho ou nas atividades da empresa.
A atualização do LTCAT é necessária em casos de mudanças no ambiente de trabalho, tais como:
Rua Santo Antônio, 447
Bela Vista, São Paulo
R. Dr. Carvalho de Mendonça, 189 - 4º andar Vila Mathias, Santos/SP
Av. Ayrton Senna da Silva, 1.511 - Litoral Plaza Shopping Medshopping | Praia Grande/SP
Praça Dr. Getúlio Vargas, 112
Vila Couto, Cubatão/SP
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