Como as empresas podem abordar o Setembro Amarelo?

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas no mundo. Há também um enorme alerta sobre a saúde mental dos brasileiros, com uma estimativa de que uma em cada quatro pessoas no país sofrerá com algum transtorno mental ao longo da vida. Esses transtornos mentais, como ansiedade e depressão, podem afetar significativamente a capacidade de uma pessoa de desempenhar suas funções no trabalho, levando ao aumento de absenteísmo, queda na produtividade e problemas de relacionamento interpessoal.
Para mudar esse cenário, a campanha de Setembro Amarelo – que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar seu acontecimento – pode ser uma poderosa ferramenta para as empresas que desejam reforçar seu compromisso com o bem-estar dos colaboradores e promover ações que incentivem o cuidado com a saúde mental.

Como a sua empresa pode participar do Setembro Amarelo?

Promova a conscientização

Realize palestras e workshops com profissionais voltados para a conscientização sobre saúde mental e prevenção do suicídio. Explique os sinais de alerta de transtornos mentais e a importância de buscar ajuda.

Crie um espaço de diálogo aberto

Incentive uma cultura organizacional que permita aos colaboradores falar abertamente sobre suas dificuldades emocionais, sem medo de estigmas ou represálias. Isso pode ser feito por meio de reuniões, grupos de apoio e canais de comunicação internos.

Implemente políticas de bem-estar

Avalie a implementação de políticas internas que promovam o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, como horários flexíveis, home office ou pausas regulares. Essas medidas podem ajudar a reduzir o estresse e a melhorar a qualidade de vida dos colaboradores.

Realize campanhas de comunicação interna

Utilize os canais de comunicação interna da empresa para divulgar mensagens de apoio à saúde mental, informações sobre o Setembro Amarelo e recursos disponíveis para os colaboradores. Cartazes, e-mails e boletins informativos são ferramentas eficazes.

Fique atento aos sinais

Autodepreciação, pensamentos negativos frequentes, ideação suicida, desvalorização da própria vida, mudanças drásticas de humor e isolamento social estão estre os principais sinais prévios do suicídio. Esteja atento a esses comportamentos e ofereça ajuda caso necessário.
Abordar a saúde mental durante o Setembro Amarelo é uma importante atitude para promover um ambiente de trabalho saudável e acolhedor, além de trazer inúmeros benefícios para a própria empresa, como aumento da produtividade, redução do absenteísmo, melhora do clima organizacional e fortalecimento da imagem corporativa.
A Perfil Gestão Ocupacional apoia essa causa. Confira nossa matéria no G1 para mais informações.

Artigos relacionados

A emissão de atestados médicos no Brasil sempre foi um ponto sensível para empresas e profissionais de saúde. Com a evolução das fraudes...

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas no mundo....

ergonomia no trabalho

A ergonomia é fundamental para a saúde e o bem-estar dos colaboradores de uma empresa. No entanto, é bastante comum encontrar problemas ergonômicos...

O laudo de avaliação de ruído ambiental é um documento técnico cuja finalidade é demonstrar que a empresa está em conformidade com os...