Perfil Gestão Ocupacional expande sua atuação e inaugura mais uma unidade, agora em São Paulo.

Após completar 28 anos de atuação no litoral paulista, a Perfil Gestão Ocupacional celebra mais uma grande conquista em 2024. No mês de abril, o bairro Bela Vista se tornou a sede de mais uma unidade da empresa, agora na Capital Paulista, firmando um novo marco na trajetória da organização.

Fundada em 1996, a Perfil se consolidou na baixada santista, tornando-se referência na área, o que permitiu expandir seu atendimento a nível nacional, por meio do credenciamento de parceiros em todo o país.

Esse, inclusive, é um dos diferenciais que a empresa traz como proposta para seus clientes em São Paulo: unir experiência, alcance e dinamismo para atender às demandas de empresas de todos os portes e segmentos.

Além disso, Dr. Charles Dias, fundador e diretor da Perfil, destaca os valores que acompanham a organização desde sua inauguração e se estendem para a cultura da nova unidade de São Paulo: “Desde o início, somos uma empresa comprometida em oferecer soluções de saúde e segurança do trabalho que vão além das expectativas. Nossa grande missão sempre foi gerar valor ao negócio de cada cliente por meio do cuidado e da segurança de seus colaboradores. Acreditamos que essa nova unidade em São Paulo é um reflexo do sucesso que tivemos nesse compromisso, ao longo desses 28 anos”.

Expansão também se estende ao meio digital

A transformação digital e a presença da tecnologia já é uma realidade na gestão da saúde e segurança do trabalho. Um gerenciamento eficaz das informações permite que as empresas monitorem suas condições de trabalho, cumpram com todos os regulamentos legais, identifiquem e avaliem os riscos presentes no dia a dia dos seus colaboradores.

Portanto a expansão da Perfil tem acontecido no ambiente físico e também no digital. Por meio de um sistema de gestão ocupacional automatizado, os gestores de saúde e segurança do trabalho podem controlar, de forma rápida e segura, toda a documentação legal, além de checar os vencimentos de programas e ASO’s, gerar relatórios e até mesmo realizar o agendamento de exames ocupacionais dos colaboradores.

Complementando o sistema de gestão, a Perfil também procura otimizar seu atendimento nas suas unidades próprias, realizando todos os agendamentos com hora marcada e permitindo que os colaboradores realizem todos os seus exames em um único lugar, sem a necessidade de locomoção. Esse é um recurso que também estará disponível para os clientes situados em São Paulo.

Estrutura de atendimento acompanha a unidade em São Paulo

Com três unidades no litoral paulista, a Perfil já conta com uma estrutura completa de profissionais da área de saúde e segurança do trabalho, como Médicos do Trabalho, Médicos Examinadores, Engenheiros de Segurança no Trabalho, Técnicos de Segurança no Trabalho, Fonoaudiólogos, Biomédicos e outros.

E na mais nova unidade, não será diferente. Além de uma equipe completa, focada na identificação de riscos e na implementação de medidas de controle, a empresa também irá oferecer atendimento em uma série de serviços especializados. Conheça alguns deles a seguir.

Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR)

O Programa de Gerenciamento de Risco (PGR) é um conjunto de ações que as organizações devem adotar para identificar, avaliar e controlar possíveis riscos laborais no ambiente de trabalho, como o contato com produtos químicos ou agentes biológicos causadores de doenças, riscos de acidentes, riscos ergonômicos e outras situações que colocam em risco a saúde e a segurança dos colaboradores.

Após essa avaliação, o PGR propõe um plano de ação para que a organização se adeque aos padrões de segurança.

Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO)

O PCMSO é um programa de saúde ocupacional, elaborado por um médico do trabalho, que tem como objetivo preservar e promover a saúde dos colaboradores por meio de exames médicos, ações de promoção de saúde e medidas de controle de riscos.

Os exames médicos obrigatórios, nesse caso, incluem o exame admissional, exames periódicos, exame de retorno ao trabalho, mudança de risco ao trabalho e exame demissional. Portanto, o programa determina qual exame deverá ser realizado, de acordo com cada função e risco, aumentando a eficácia da gestão das demandas de Saúde e Segurança no Trabalho (SST).

Atestado de Saúde Ocupacional (ASO)

O Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) é um documento que atesta a aptidão física e mental de um trabalhador para desempenhar determinada função. Nele, constam exames físicos, histórico médico e, quando necessário, exames complementares, como testes de audição, visão, radiografias, entre outros.
Assim como acontece no PCMSO, o ASO também se divide em algumas categorias, podendo ser ASO admissional, periódico, de retorno ao trabalho, de mudança de risco ocupacional e demissional.

Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho (LTCAT)

O Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho (LTCAT) é um documento que determina a quais fatores de risco os colaboradores estão expostos. Seu objetivo é informar à Previdência Social se há a possibilidade de concessão da aposentadoria especial aos trabalhadores que exercem atividades em condições especiais de risco.

Dessa forma, o LTCAT é um documento essencial para a aposentadoria especial, pois é a partir dele que a Previdência Social irá avaliar se o trabalhador tem direito ao benefício.

Gestão Completa do eSocial

O eSocial é um sistema informatizado da Administração Pública, que deve ser utilizado pelo empregador para registrar eventos e cumprir obrigações decorrentes das relações de trabalho, tal como a Comunicação de Acidentes de Trabalho (CAT), o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) e o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP).

Na Perfil Gestão Ocupacional, você tem todos os dados de SST dos seus colaboradores enviados diretamente ao eSocial, além do gerenciamento de retorno dos arquivos recebidos, garantindo o envio correto, dentro dos prazos determinados.

Outros serviços oferecidos pela Perfil são o Laudo de Insalubridade e Periculosidade, Programa de Conservação Auditiva (PCA), Assistência Técnica Pericial, além de treinamentos presenciais e à distância.

Com a inauguração em São Paulo, a empresa não apenas expande sua presença física, mas também se compromete a oferecer um atendimento de excelência adequado às empresas da região e reafirma seu compromisso e missão de gerar valor promovendo um ambiente de trabalho seguro e saudável para todos.

Artigos relacionados

A emissão de atestados médicos no Brasil sempre foi um ponto sensível para empresas e profissionais de saúde. Com a evolução das fraudes...

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas no mundo....

ergonomia no trabalho

A ergonomia é fundamental para a saúde e o bem-estar dos colaboradores de uma empresa. No entanto, é bastante comum encontrar problemas ergonômicos...

O laudo de avaliação de ruído ambiental é um documento técnico cuja finalidade é demonstrar que a empresa está em conformidade com os...